início do conteúdo

Manual do Módulo de Pesquisa do SUAP

Sistema SUAP

Módulo Pesquisa

Guião de Prática de Laboratório

 

Link para o vídeo do treinamento do Módulo de Pesquisa do SUAP

 

Escopo do Sistema SUAP – MÓDULO PESQUISA

Nesta prática de laborário (oficina técnica) será construído/configurado uma plataforma virtual para apoiar a seleção de projetos de PESQUISA. O sistema SUAP - Módulo Pesquisa, oferece todo suporte necessário para realizar as seguintes atividades: a publicação do edital de seleção, possibilitar o usuário submeter os respectivos projetos (coordenador de projeto) e realizar a alocação dos servidores para realizar a pré-seleção (perfil de Coordenador de pesquisa do Campus) e seleção dos projetos (Servidores definidos na comissão de avaliadores). O fluxo do módulo Pesquisa encerra-se com a divulgação da seleção dos projetos aprovados.

O ponto de partida consiste em cadastrar o edital. Logo em seguida, é aberto para inscrição de projeto (atividade de submeter o projeto). A próxima etapa é realizar a pré-seleção e seleção do projeto de acordo com atribuição de nota com base nos critérios estabelecidos no edital. O processo de seleção utiliza-se de dois critérios de pontuação: a) cálculo da pontuação de acordo com os critérios de avaliação da qualificação do coordenador; b) critérios de avaliação da qualificação do projeto. Na etapa de execução, o servidor deve acessar o projeto e registrar a execução das atividades e registrar a conclusão do projeto. Posteriormente, o acompanhamento realiza-se pelo coordenador de pesquisa através da validação das informações, avaliação das metas, avaliação dos gastos e porfim: emitir parecer de conclusão do projeto.

A prática de laboratório está organizada em 3 partes: 1) configuração do edital de pesquisa e definição da equipe de avaliadores; 2) avaliação dos projetos realizado pela equipe de pré-avaliadores (coordenador de pesquisa) e avaliadores (comissão de avaliadores); 3) envio do projeto pelo servidor responsável e execução do projeto logo após o projeto selecionado.

A principal característica do módulo pesquisa são as etapas divididas por período de tempo: Na configuração do edital, torna-se necessário realizar o cadastro do calendário com rigor para as etapas serem seguidas de acordo com a linha temporal. (Nota: 00:00 corresponde ao 1º minuto e 23:59 ao último minuto do dia informado)

Inscrição Pré-Seleção Seleção Divulgação da Seleção
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------►

Tabela1:Etapas dividida por período de tempo.

 

Figura 1: Cadastro do calendário por ordem temporal.

 

 

Simulação em Ambiente de Teste da Plataforma SUAP

Objetivo: Simular os seguintes fluxos do módulo pesquisa:

  1. Cadastrar Edital;
  2. Submeter projetos pelo servidor e em seguida realizar a execução;
  3. Realizar a pré-avaliação e avaliação dos projetos.

 

Perfis de Usuário utilizado:

  1. Pesquisa Administrador – servidor resposável pela gestão sistêmica (atribuição de perfis) do módulo Pesquisa.
  2. Pré-Avaliador Sistêmico de Projetos de Pesquisa – Coordenador de pesquisa realiza a pré-avaliação dos projetos.
  3. Avaliador Sistêmico de Projeto de Pesquisa – membros da comissão de avaliadores avalia a qualidade de projetos conforme critérios de avaliação.
  4. Envio de projetos para avaliação: O servidor coordenador do Projeto Submete o projeto para avaliação
  5. Diretor de Pesquisa: servidor resposável pela gestão do módulo Pesquisa.

 

Nota: Os vídeos aulas a seguir (anexado ao guião de prática de laboratório), referem-se a Webconferência realizada dia 12 de Abril de 2018 pela equipe da DGTI para tratar do 2° ciclo de treinamento do módulo Pesquisa do SUAP.

Nota Importante: O SUAP - Módulo Pesquisa, possui limitação de tamanho máximo de 2.5 MB para envio de projeto (Texto e Imagens).

 

Parte 1: configuração do edital de pesquisa e equipe de avaliadores

Antes de definir a equipe de avaliadores, deverá criar e cadastrar o projeto de pesquisa no sistema SUAP (usando o menu: Pesquisa > Editais > Gerenciar Editais). O módulo de pesquisa possibilita o cadastro de edital.

 

1. Crie um projeto de pesquisa (Vídeo parte 01_1 - cadastro de edital)

  1. Cadastre o projeto de pesquisa e seus respectivos anexos através do seguinte menu do SUAP: Pesquisa > Editais > Gerenciar Editais > Adicionar edital;
  2. Preencher os dados dos Projetos. Em calendário, cadastrar a data e horário do início das inscrições, fim das inscrições, início da pré-seleção, fim da pré-seleção, início da seleção, fim da seleção e divulgação da seleção.
  3. Nota do Calendário: a data é de extrema importância e deve possuir o rigor no momento do cadastro, pois as etapas estarão disponíveis de acordo com a definição de data e horário.
  4. Anexos dos Projetos: "Anexos dos Projetos" são configurações realizadas no cadastro do edital, e que proporciona aos coordenadores do projeto de pesquisa enviarem documentos em anexos. Portanto, o primeiro passo consiste em configurar os parâmetro de entrada no cadastro do edital através do botão adicionar anexo. Atenção ao Tipo de Membro: Coordenador Docente (Corresponde aos servidores docentes que irão submeter o projeto e seus respectivos anexos via SUAP) ou Coordenador técnico administrativo (Corresponde aos servidores técnicos administrativos que irão submeter o projeto e seus respectivos anexos via SUAP).
  5. Nota: Para seguir para próxima etapa, o servidor com interesse em tornar-se avaliador, deve acessar o sistema SUAP e registrar-se como avaliador. Acessar o seguinte menu: Pesquisa -> Projetos -> Tornar-se Avaliador, em seguida, marcar as opções desejadas. (Vídeo parte 01_2 - tornar-se avaliador).

Vídeo parte 01_1 - cadastro de edital

Vídeo parte 01_2 - tornar-se avaliador

 

2. Defina comissão de avaliação (Vídeo parte 01_3 - defina comissão de avaliação)

  • Através do menu: Pesquisa > Editais > Comissão de avaliação, clicar no botão adicionar comissão de avaliação ao Edital cadastrado.
  • Filtrar por edital e no campo procurar, digitar o nome ou número de matrícula do servidor desejado para adicionar como membro.
  • Em seguida, clicar no botão salvar.
  • Após a definição da comissão de avaliação, a submissão de projeto pelo usuário está disponível (ver passo 1 da parte 03).

 Vídeo parte 01_3 - defina comissão de avaliação

 

3. Indicar Avaliador (Vídeo parte 01_4 - indicar avaliador)

  1. Através do menu: Pesquisa > Projetos > Indicar Avaliador por Projeto, o usuário deve indicar o Avaliador do Projeto (Definido anteriormente na comissão de avaliação, Vídeo parte 01_3 - defina a comissão de avaliação).
  2. Em seguida, clicar no link do edital. Depois, clicar no botão selecionar avaliadores.
  3. Na próxima tela, indicar os avaliadores listados e clicar no botão enviar dados.
  4. A próxima etapa consiste na avaliação dos projetos pelos servidores designados na comissão de avaliação.
  5. Nota: Esta ação esta relacionada com a definação da comissão de avaliação anteriormente configurada no menu: Pesquisa > Editais > Comissão de avaliação.

 Vídeo parte 01_4 - indicar avaliador

 

 

Parte 2: avaliação dos projetos enviados pela equipe de pré-avaliadores (coordenador de pesquisa do campus) e avaliadores (comissão de avaliadores)

Após o período de inscrição, torna-se possível realizar a pré-seleção e seleção dos projetos enviados.

1. Realize a pré-seleção (Vídeo parte 02_1 - realizar a pré-avaliação)

  1. Através do menu: Pesquisa > Projetos > Pré-avaliar Projetos, o usuário realiza a pré-avaliação do projeto.
  2. As opções são: Pré-selecionar ou não selecionar um determinado projeto.
  3. Para pré-selecionar, o usuário deve clicar no botão Pré-selecionar.
  4. Após a fase de pré-avaliar projetos, torna-se possível indicar o avaliador (ver passo 3 da parte 01).
  5. Nota: Na fase de execução, o coordenador de Pesquisa (perfil pré-avaliador) valida informações do projeto, avalia as metas e avalia os custos dos respectivos projetos associados.

Vídeo parte 02_1 - realizar a pré-avaliação

 

2. Realize a seleção (Vídeo parte 02_2 - realizar avaliação)

  1. Através do menu: Pesquisa > Projetos > Avaliar Projetos. Também é possível verificar logo ao autenticar-se no sistema em Notificações e Pendências a seguinte mensagem: Há projetos de pesquisa pendentes de avaliação, basta clicar na mensagem para acessar o formulário de avaliação;
  2. Clique no Link do edital, em seguida aparecerá as opções Visualizar, Avaliar e Imprimir. Para avaliar, clique no botão Avaliar.
  3. No formulário de avaliação do Projeto, o usuário deve registrar as notas (de acordo com critério definidos no edital) e finalizar preenchendo o campo parecer.
  4. Após avaliação dos projetos e o decorrer da data final de seleção e divulgação da seleção, definido no calendário do edital, Figura 1, os projetos mudam o status de selecionado para SIM.
  5. Nota: antes da mudança de status para SIM, torna-se necessário realizar a distribuição de bolsas (Menu: Pesquisa > Editais > Distribuir Bolsas).
  6. Os projetos que foram selecionados, devem prosseguir para etapa de execução. O usuário (servidor) responsável pelo projeto deve registrar a execução do projeto (ver passo 2 da parte 03).

Vídeo parte 02_2 - realizar avaliação

 

3. Realize a Distribuição de Bolsas (Vídeo parte 02_3 - distribuir bolsas)

  1. Através do menu: Pesquisa > Editais > Distribuir Bolsas.
  2. Através do formulário de gerenciamento de Bolsas dos Projetos de Pesquisa, torna-se possível verificar as bolsas concedidas e a situação do projeto se foi aprovado ou não.
  3. No formulário de distribuição de bolsas, torna-se possível verificar e validar as bolsas concedidas. As bolsas são selecionadas automaticamente pelo sistema de seleção de projetos de pesquisa, através do projeto com melhor pontuação recebida na etapa de avaliação.
  4. Clicar no botão salvar, após atividades de distribuição de bolsas.
  5. Nota: esta etapa de distribuição de bolsa realiza-se entre a data limite para recursos e divulgação da seleção definido no calendário (ver video 01_1 Cadastro de Edital).
  6. Início da fase de execução (passo 2 da parte 3).

Vídeo parte 02_3 - distribuir bolsas 

 

4. Registra a validação das informações do edital (Vídeo parte 02_4 - validar execução)

  1. Após a execução do projeto, o usuário com perfil de pré-avaliador (coordenador de pesquisa) deve acessar o menu: Pesquisa > Projetos > Monitoramento.
  2. Em seguida, clicar na opção Acompanhar Validação.
  3. Logo em seguida, na Aba Metas, o usuário deve aprovar o projeto selecionando o botão Aprovar no campo Avaliação.
  4. Na Aba Gastos, no campo avaliação o usuário deve clicar no botão Aprovar.
  5. Nota: Na aba conclusão do projeto, a opção de preenchimento estará disponível para o usuário que submeteu o projeto após as atividade de validação (ver passo 3 da parte 03).

Vídeo parte 02_4 - validar execução

 

5. Emita o parecer de conclusão do Projeto (Vídeo parte 02_5_emitir parecer do projeto)

  1. Após o usuário que submeteu o projeto finalizar a conclusão, torna-se possível emitir parecer de conclusão do projeto (ver passo 3 da parte 03).
  2. O usuário acessa o menu: Pesquisa > Projetos > Monitoramento. Em seguida, deve clicar no botão Acompanhar validação.
  3. Na aba Conclusão do Projeto, o usuário deve clicar no botão Emitir Parecer para emitir o parecer do Projeto.
  4. Em seguida, preencher os campos observação e selecionar se o projeto deve ser aprovado, depois clicar no botão enviar dados.

Vídeo parte 02_5_emitir parecer do projeto

 

 

Parte 3: Envio do projeto pelo servidor responsável e execução do projeto logo após o projeto selecionado

Esta etapa consiste em registrar os dados do projeto e seus respectivos anexos e enviar para avaliação. A etapa de envio do projeto, enquadra-se na fase de planejamento. A fase de execução, inicia-se somente quando o projeto enviado for aprovado após a avaliação. O servidor responsável pelo projeto deve registrar a execução das atividades, a conclusão do projeto e finalizar a conclusão.

1. Realize o envio do projeto (Vídeo parte 03_1_submeter_projeto)

  1. Após o cadastro do edital e inscrição aberta torna-se possível submeter o projeto (todo servidor cadastrado no SUAP pode submeter projetos);
  2. O servidor deve acessar o Sistema SUAP e clicar na opção submeter projeto (Menu: Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos), em seguida, deve preencher os dados do projeto e seus respectivos anexo e clicar no botão enviar;
  3. Na Aba equipe, torna-se possível adicionar a equipe do Projeto;
    1. Nota: Para adicionar aluno, o sistema exige que o aluno tenha curriculum cadastrado na plataforma Lattes.
    2. O servidor responsável pelo envio do projeto (Coordenador Docente ou Coordenador Técnico Administrativo) deve acessar a aba Equipe e clicar no botão gerenciar anexos, para inserir os respectivos anexos, conforme registrado nos parâmetros de configuração do edital.
  4. Na Aba Metas/Atividades, deve registrar os dados referente as metas e atividades;
  5. Na Aba Plano de Aplicação, o usuário deve adicionar memória de cálculo.
  6. Na Aba Plano de Desembolso, o usuário deve registrar os dados;
  7. Na Aba Anexo, o usuário deve adicionar o anexo.
  8. Nota: Após o envio do projeto, deve aguardar a avaliação. Caso o projeto for selecionado, deve prosseguir as seguinte fases abaixo. Após o envio do projeto, o usuário não possui mais permissão para alterar os dados.

Vídeo parte 03_1_submeter_projeto 

 

2. Realize o registro de execução das atividades e conclusão do projeto (vídeo parte 03_2_registro de execução)

  1. Através do menu: Pesquisa > Projetos > Meus Projetos, o usuário deve percorrer as abas do sistema para registrar os dados referente a execução.
  2. Na Aba conclusão, o servidor deve registrar a conclusão do Projeto.
  3. Nota: Após o registro de conclusão do projeto, o projeto estará disponível para avaliação do coordenador de pesquisa (usuário com perfil coordenador de pesquisa), que valida as informações (ver passo 4 da parte 02).

vídeo parte 03_2_registro de execução

 

3. Finalize a conclusão do projeto (Vídeo parte 03_3_conclusão do projeto)

  1. No Menu Pesquisa > Projetos > Meus Projetos, o usuário deve registrar a conclusão do projeto na aba Conclusão.
  2. Após registrar a conclusão, o servidor responsável pelo projeto encerra sua participação no edital de seleção. A próxima etapa, encerra-se com o parecer de conclusão do projeto emitido pelo coordenador de pesquisa (perfil de pré-avaliador).

Vídeo parte 03_3_conclusão do projeto

 

4. Gere o certificado de participação (Vídeo parte 03_4_ certificado de participação)

  1. No menu Pesquisa > Projetos > Meus Projetos, o usuário deve acessar a aba Equipe, em seguida aparecerá o botão Certificado de Participação e Declaração de Orientação na coluna opções.
  2. O coordenador de projeto deve clicar no botão Certicado de Participação ou botão de Declaração de Orientação.
  3. Nota: O botão certificado de participação somente estará ativo após as atividade de execução e conclusão do Projeto.

Vídeo parte 03_4_ certificado de participação

 

 

Material de Apoio


Fluxograma do módulo Pesquisa

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409 - Salas 301 e 302

Telefone: (65) 3616-4104

Cuiabá/MT