início do conteúdo

Sobre o recurso de gravação do Google Meet e a possibilidade de utilização do Microsoft Teams.

Publicado por: Reitoria / 31 de Janeiro de 2022 às 08:54

A Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI), Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFMT, comunica a todos sobre a retirada do recurso de gravação da ferramenta Google meet, utilizada para reuniões e aulas online, na data de 28/01/2022 conforme já havia sido anunciado pela Google.

Este recurso, que vinha sendo amplamente utilizado pelos servidores do IFMT durante o trabalho e ensino remoto, principalmente para gravação de reuniões e aulas, era um benefício que foi concedido pelo Google para todas as instituições de ensino que utilizam o Google Workspace for Education, como o IFMT. Apesar da retirada do recurso de gravação pelo Google Meet, este recurso pode ser substituído, sem nenhum prejuízo, pelo Microsoft Teams.

O Teams é um software desenvolvido pela Microsoft e o IFMT possui licença Microsoft 365 Education for Schools & Students A1.  Entre outras funcionalidade, o Teams  oferece suporte a reuniões online com compartilhamento de tela e anotação do quadro branco que podem ser gravadas, salvas automaticamente e transcritas no Stream, permitindo que qualquer servidor (usando e-mail institucional @ifmt.edu.br) crie ou agende reuniões e/ou aulas online, compartilhando o link com os demais participantes e ainda permite gravar a reunião/aula para posterior compartilhamento.

Para orientar os servidores na utilização deste recurso, foi criado um vídeo tutorial que pode ser acessado no link a seguir, e também na página do CREaD (ead.ifmt.edu.br).

Link Vídeo Tutorial: https://wiki.ifmt.edu.br/ books/diversos-dsti/page/ reunioes-microsoft-teams

Qualquer dúvida na utilização do recurso para gravação de aulas procure o NEaDs dos Campi ou o CREaD.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409 - Salas 301 e 302